14.8.10

Orestes vai à bienal

Nesta quarta-feira, 18/8 p.f., alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Orestes Oris de Albuquerque, de Angatuba, visitarão a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que é o grande momento do livro no Brasil e palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.
Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre elas destaca-se o Espaço do Professor que foi concebido com o objetivo de contribuir com a qualificação de professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares, para que possam desenvolver atividades utilizando o livro e a leitura em sala de aula.

Segundo a Diretora da Escola, professora Marta Antunes, os alunos participarão do evento, que acontece na capital paulista, acompanhados pelos professores Paulo e Josie e terão o incentivo da Diretoria de Ensino de Itapetininga.

Esta ação vem em reconhecimento à performance dos alunos da escola no mais recente Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - exame este que foi criado em 1998, e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.