28.9.11

Ensino Médio Tecnico


ALCKMIN ANUNCIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA REDE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
São oferecidas 30 mil vagas para estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual
 Governo investe R$ 60 milhões no programa, que conta com 231 instituições de ensino técnico credenciadas em 91 municípios
As inscrições podem ser feitas pela internet até 14 de outubro 

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, anunciaram nesta quarta-feira (28/09), em evento no Palácio dos Bandeirantes, a abertura das inscrições para a Rede Ensino Médio Técnico. Lançado em julho, o programa tem como proposta articular a rede estadual ao ensino técnico e será executado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio de 231 instituições de educação profissional credenciadas em 91 municípios, inclusive da Grande São Paulo.
O aluno selecionado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública. São oferecidos 417 cursos no total, que contemplam 58 especializações, com 30 mil vagas distribuídas na capital e em 90 municípios da Grande São Paulo e interior.

Podem se cadastrar estudantes matriculados este ano na 2ª série do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. As inscrições podem ser feitas até 14 de outubro no portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br), que também dispõe da relação de cursos. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os alunos serão escolhidos por meio de sorteio, que será realizado em 18 de outubro, respeitando a distribuição proporcional a todas as regiões.

Os cursos ofertados contemplam diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre vários outros. A carga horária varia de 800 a 1.200 horas. O início das aulas está previsto para novembro.

Para fevereiro de 2012, está previsto um novo edital de credenciamento, que possibilitará a oferta de mais 100 mil vagas. A expectativa é que as novas turmas possam iniciar os cursos já no começo do segundo semestre.


São Paulo, 28 de setembro de 2011

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 e 3218-2020